Os 26 estados e o Distrito Federal já receberam as réplicas de rádio modelo capelinha que fazem parte das homenagens da ABERT ao centenário das primeiras transmissões radiofônicas no Brasil e da Semana de Arte Moderna. A ação faz parte do projeto Mostra Rádio em Movimento, que pretende preservar a história e a arte do nosso país.
Dessa vez, artistas plásticos de Alagoas, Maranhão e Rio Grande do Sul receberam os aparelhos que participarão da exposição.
O alagoano Rafael Santos foi um dos selecionados e espera caracterizar o aparelho com as belezas do seu estado. Para a artista plástica Maria Amélia, ter sido escolhida foi um presente. “Sempre tive loucura por rádio, ele é um dos meios de comunicação mais potentes que existe”, elogiou.
A grande homenageada e que serviu de inspiração para o artista plástico Dalton Costa, foi a cantora Dalva de Oliveira, estrela do rádio brasileiro.
No Maranhão, algumas peças já foram finalizadas. É o caso do músico e artista plástico Betto Pereira, que entregou a réplica do rádio à Associação Maranhense de Rádio e Televisão (AMART). A obra remete à evolução da radiodifusão e recebeu o nome de “Nas Ondas da Arte”.
No Rio Grande do Sul, a primeira obra a ser finalizada foi a da artista plástica Jaque Vieira, de Canoas. Chamada de “Inspiração”, o trabalho remete à personagem Alice Voadora, que tem seus cabelos em forma de ondas retratados na cantora Carmem Miranda e finalizados em Noel Rosa.
Cada unidade da Federação recebeu três aparelhos. As obras artísticas serão entregues até o final do mês e estarão em votação no site da ABERT, de 7 a 25 de setembro. As finalistas estarão expostas no 29º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que acontece em novembro, em Brasília, e homenageia os 60 anos da ABERT.